Faça Sua Inscrição aqui.
Telefones: (83) 2101-1210 / 2101-1211

ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFCG

OS DESAFIOS DO CIENTISTA SOCIAL DIANTE DAS MANIFESTAÇÕES DE INTOLERÂNCIA
INTRODUÇÃO

O Encontro de Ciências Sociais da UFCG/2018 (ECS/UFCG/2018) tem como tema Os desafios das Ciências Sociais diante das manifestações de intolerância e visa promover um amplo debate sobre questões pertinentes e desafiadoras do atual momento social, marcado por grandes transformações políticas, culturais e a luta por reconhecimento de atores sociais antes invisibilizados, como mulheres, negros, índios, LGBTs, religiões de matrizes diferentes do cristianismo e outras denominações. Com o avanço de debates relacionados a gênero, classe e raça, observa-se o crescimento de vários tipos de intolerâncias sociais, que se manifestam em episódios de violência simbólica e/ou física, cada vez mais possíveis de serem amplamente percebidos e sentidospor meio das novas mídias, como as redes sociais.

Neste contexto, as Ciências Sociais possuem um importante papel na compreensão das origens, dos modos de pensar, sentir e agir, da explicação das rupturas e continuidades e o aparecimento de "novas" formas de manifestação de intolerância, bem como contribuir para a diminuição das mesmas, ao desnaturalizar o mundo social, as diferenças e os conceitos pré-estabelecidos, que estão na base da sociedade. Além disso, torna-se importante salientar também a importância e o papel dos movimentos sociais, os quais buscam desenvolver novas estratégias de lutas e resistências para enfrentamentos dos vários tipos de intolerância que ameaçam a população em geral.

Um dos objetivos do ECS/UFCG/2018 é promover um debate sobre o tema, sob diferentes óticas, aproximando a universidade da sociedade em geral e relativizando o saber científico, como uma possibilidade para pensar sobre a intolerância, devendo este ser confrontado com visões institucionais e comunitárias. Outro objetivo importante é colaborar uma maior interação entre estudantes e professores dos Cursos de Ciências Sociais, aproximando graduação e as pós-graduações, bem como com a comunidade acadêmica e comunidade em geral, com vistas a ampliar o debate para além dos muros da universidade. Com a realização deste encontro acadêmico e científico pretendemos atingir estudantes dos Cursos Ciências Sociais, estudantes dos demais cursos da Universidade, professores da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, servidores, estudantes e professores de outras universidades, buscando envolver também professores da educação básica e estudantes do ensino médio, bem como a população em geral.

O ECS/UFCG/2018 será promovido por professores e estudantes do Curso de Ciências Sociais da UFCG de Campina Grande-UACS/CH. A data prevista para realização do ECS/UFCG/2018 é de 28 a 30 de novembro, nos turnos da manhã, tarde e noite, na UFCG de Campina Grande/PB.

1. OBJETIVOS
1.1 GERAL

• Promover um amplo espaço de discussões entre estudantes, professores, comunidade acadêmica e comunidade em geral, sobre o fenômeno social da intolerância em suas várias manifestações e formas, que tem atingido gravemente a sociedade contemporânea.

1.2 ESPECÍFICOS

• Promover a interação entre estudantes e professores do Curso de Ciências Sociais de Campina Grande - UACS com estudantes e professores do Curso de Ciências Sociais de Sumé – UAEDUC/CDSA, bem como com outros cursos e outras Instituições, assim como com as representações da Sociedade Civil;

• Incentivar os estudantes da graduação e pós-graduação a participarem de atividades acadêmicas extra curriculares e apresentarem seus trabalhos de cunho científico que estejam sendo desenvolvidos através de programas de iniciação científica (PIBIC/PIVIC e/ou grupos de estudos e pesquisas ou mesmo nas disciplinas dos referidos cursos, projetos de mestrado e doutorado.

• Divulgar as atividades dos grupos de pesquisas liderados por docentes das Unidades Acadêmicas em cujo âmbito são oferecidos os Cursos de Ciências Sociais da UFCG;

• Contribuir com a formação acadêmica dos estudantes através da oferta de minicursos, Grupos de Trabalho, palestras sobre temas dentro do interesse de estudantes e professores dos cursos de Ciências Sociais dos dois campi da UFCG e de outras instituições, além de atividades culturais e de integração entre os participantes do evento.

• Contribuir com o debate entre a academia e os demais atores sociais que lutam contra os vários tipos de intolerância.

Datas e Prazos

01 de JULHO Prazo final para envio das propostas (resumos) para oferecer GTs e MINICURSOS.
09 de JULHO Divulgação dos GTs e MINICURSOS selecionados
13 de AGOSTO Prazo final para envio das propostas de trabalhos (resumos) de artigos para apresentação nos GTs.
27 de AGOSTO Divulgação das propostas de trabalhos (resumos) selecionados para apresentação nos GTs.
22 de OUTUBRO Prazo final para envio dos artigos completos para os GTs.
De 20 de OUTUBRO a 23 DE NOVEMBRO Inscrições Gerais no Evento.
Dias 28, 29 e 30 de NOVEMBRO Realização do III ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFCG/2018.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Pelo corpo docente

• Profª. Maria de Assunção Lima de Paulo
• Profª. Maria da Conceição Cardoso van Oosterhout
• Profª. Roseli de Fátima Corteletti
• Profª. Tânia Regia Filgueiras de Oliveira
• Profª. Verena Sevá Nogueira

Pelo corpo discente

• Adriana Monyke Nascimento de Alencar
• Luiz Fernandes Filho
• Kerilin Laine de Andrade Chang
• Marianne Sousa Barbosa
• Renalle Aparecida de Jesus
• Pedro Severino do Nascimento Silva

Tec. administrativos da UACS

• Kadidja Eldicleia Estevam da Silva
• Rucélia Patrícia da Silva Marques
• Ruy Everson Leão
REALIZAÇÃO
Unidade Acadêmica de Ciências Sociais-UACS/UFCG APOIO
• Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
• Coordenação do Curso de Licenciatura em Sociologia da UEPB
• Cooperativa SICREDI CREDUNI